Thursday, June 5, 2014

BEST SITE TO DIVE WITH SHARKS - AND THE SAFEST - DIVE WITHOUT CAGES IN AZORES

CLEAN AND SOMETIMES COLD WATERS .....

LAST KILL..........IS ALL TIMES A SHARK OR ALWAYS A SHARK OR A JAMANTA...

NO HUMANS ARE INJURED IN MORE THAN TEN'S OF THOUSAND DIVES


domingo, 18 de Dezembro de 2011

A JAMANTA - Manta birostris (Walbaum, 1792)


FAMÍLIA: mobulídeos

LONGEVIDADE: 20 anos

PROFUNDIDADE: 0 - 120m

COMPRIMENTO: 910 cm

PESO: 3.000 kg

 DISTRIBUIÇÃO: práticamente global em àguas temperadas a tropicais, desde California até Nova Zelanda, passando por Japão, Perú, Egipto, Açores. 

       

 
BIOLOGIA: as jamantas ou raias-vampiro pertencem à família dos mobulídeos, que compreende cerca de uma dúzia de espécies. Variam em tamanho desde a manta Australiana (Mobula díabola), que mede cerca de 60 cm transversalmente até ao nosso personagem a Jamanta que é a maior de todas. Apesar do seu enorme tamanho, a jamanta é um peixe geralmente inofensivo que se alimenta de pequeos peixes e crustáceos que arrasta até à sua boca através das barbatanas cefálicas, o par de (chifres) que tem na sua cabeça. As jamantas vivem a uma profundidade média e à superficie e muitas vezes, dão saltos no ar talvez para se libertarem de parasitas ou simplesmente por diversão.
Perferem viver em fundos coralinos ou rochosos onde encontram a sua dieta com mais facilidade, no entanto podem ser encontradas práticamente en toda parte, proprocionando muitas vezes sustos colossais a mergulhadores, que nem nos seus melhores sonhos pensavam encontrar um espetáculo de essa dimensão.
Como peixe desportivo é um verdadeiro colosso só ao alcance de alguns, quando são mais pequenas podem ser capturas a surfcasting e já com maior tamanho ao corrico, são capturas difíceis e muito perigosas, devido ao enorme tamanho que normalmente possuen, especialmente no momento de retirar o anzol para poder libertar tão magnífico oponente. Manusear uma jamanta não é tarefa fácil, e normalmente o pescador perfere cortar a linha quando a têm junto ao barco, para assim evitar qualquer risco.



Esta é uma imagem de 1934, hoje em dia felizmente já não se podem matar estes magnificos animais pois estão protegidos por lei.



ALIMENTAÇÃO: pequenos peixes e crustáceos.

MÉTODOS DE PESCA: surfcasting, corrico.
 
 EL EMBALSE: situado en el municipio de Velilla del Río Carrión en la provincia de Palencia encontraremos este precioso embalse, en cuyas aguas podremos disfrutar de momentos de gran tranquilidad y por supuesto de la pesca. Se encuentra dentro del Parque Natural de las Fuentes Carrionas. Forma parte de la llamada "Ruta de los Pantanos" y todos los años recibe miles de visitas atraídas por los espectaculares parajes de montaña. Los peces estrella son por supuesto las truchas y los cachos que se encuentran en una cantidad estupenda. 



EL VÍDEO: unas vistas de este maravilloso embalse.





COMO LLEGAR: al final de la pagina en ubicación.

ESPECIES: carpa común, carpa royal, cacho, trucha.

TÉCNICAS DE PESCA: enchufable, boloñesa, inglesa, mosca, feeder, carpfishing, spinning.

CEBOS: boilie, pellet, maíz, asticot, vert de vasse, lombriz de tierra, pan francés, artificiales.



                                                              CAPTURA & SUELTA
OR EAT WITH PEPPER UND SALSA...PARSLEY...

No comments:

Post a Comment